top of page

Cláudio Augusto

Programa da UFG oferece aulas de atividades físicas

O Centro de Práticas Corporais (CPC) atua com projetos que abrangem pessoas de dentro e fora da universidade.

O Centro de Práticas Corporais (CPC), desenvolvedor de projetos de extensão na Faculdade de Educação Física e Dança (FEFD) da Universidade Federal de Goiás (UFG) oferece aulas de natação, danças variadas, circo, judô, musculação, yoga, rugby, entre outros. A estrutura do programa conta com duas piscinas (uma semi-olímpica e uma olímpica) , cinco quadras externas, um ginásio coberto, um ginásio de lutas e ginástica, quatro salas de dança e uma pista de atletismo.

Segundo Lara Araújo, técnica em ações educacionais do programa, são atendidos em média 500 alunos por semestre. A maioria, aproximadamente 70%, são oriundos da UFG, mas as faixas etárias variam de crianças a idosos. Os participantes pagam um valor, por semestre, referente a modalidade e ao número de vezes que a pratica durante a semana.  O custo é baixo, se comparado a mensalidades de outros estabelecimentos, pois varia de em média entre 35 a 85 reais. As aulas são realizadas ao longo do dia.

O Programa

No ano de 2004, o Centro de Práticas Corporais foi criado para dar estrutura ao desenvolvimento de projetos de extensão na FEFD. A partir daí cursos de práticas aquáticas, lutas, dança, ginástica, atletismo e até holísticas passaram a ser oferecidos às comunidades universitária e externa da UFG.

Seu surgimento ocorreu após a queda da obrigatoriedade da prática de educação física no ensino superior, em 1997, através do parecer n° 376/97 do Conselho Nacional de Educação. Um dos fatores que levaram ao surgimento do programa foi o potencial logístico e estrutural que a FEFD possui para a realização de projetos de pesquisa, ensino e extensão e criação de novas propostas pedagógicas em práticas corporais.

Ainda segundo Lara Araújo, os projetos são coordenados pelos professores da faculdade, mas quem ministra as aulas são monitores dos cursos de graduação de educação física e dança da FEFD. A técnica acredita que esse é um rico espaço de formação para os alunos que, como monitores, tem o primeiro contato profissional com a prática diária dos projetos.

Experiência

Thienne Risatto, que cursa biblioteconomia na UFG, frequenta as aulas de zumba desde o segundo semestre do ano passado. Segundo ela, os encontros são bem ministrados e contam com ótimos professores. Ela acha o valor que paga, que é 35 reais, muito acessível que em outros estabelecimentos . "Fiquei menos sedentária e aprendi a ter mais ritmo", conta.

Já Wellida Pereira e Gustavo Experdito, ambos graduandos em Ciências Sociais, praticam circo e dança desde o início desse ano. Ambos tomaram conhecimento do programa por amigos da faculdade. Wellida afirma que após as aulas passou a conhecer mais seu corpo. Gustavo disse começou a ter consciência de que era mais sedentário do que imaginava.

        COMUNICAÇÃO

A divulgação do Centro de Práticas Corporais ocorre, segundo Lara Araújo, nos sites da UFG, da FEF, por Facebook, e-mails para alunos e até pela TV UFG, Rádio Universitária e Ascom. Lara crê que falta divulgação e planejamento, já que tudo é resolvido muito rápido.

É normal que muitos alunos da UFG e pessoas de fora não saibam da existência do programa. Acaba sendo normal que a população tome conhecimento das atividades pela divulgação boca a boca.

Produção de Texto Jornalístico

 

CURSO DE JORNALISMO

© 2016 por Elisama Ximenes, Nilton Rocha e Vinicius Pontes

bottom of page