top of page

Coro Sinfônico Jovem de Goiás se apresenta em exposição na ONU

Artista brasileira Leca Araújo organiza exposição com o tema “As Marias”

Por Jéssyka Moreira

Foto Ricardo Dias

Mostra a sua cara, Brasil

 O repertório explorou peças de compositores brasileiros como Heitor Villa-Lobos, Tom Jobim, Chico Buarque, Henrique de Curitiba e Luiz Gonzaga. A temática da apresentação está relacionada com a diversidade da cultura brasileira. “É muito importante para desconstruir certos estereótipos e mostrar quem somos”, afirma Adão Oliveira, cantor lírico.

 

Da exposição

 

 “Uma curiosa perspectiva do Brasil por meio de suas mulheres”, é a frase escolhida pela autora Leca Araújo para determinar a proposta da exposição, que contou com quadros de silhuetas de mulheres com tintas variáveis em tons de preto e esculturas feitas predominantemente de material reciclável. “Estamos muito orgulhosas em apoiar o trabalho de Leca, que é comprometido com a igualdade de gênero, inclusão social e desenvolvimento sustentável”, diz Maria Escorel, embaixadora representante permanente do Brasil no Escritório das Nações Unidas.

 

 “É uma celebração da mulher brasileira e também das mulheres do mundo. Tanto de suas similaridades, como de suas singularidades”, afirma Michael Moller, diretor geral do Escritório das Nações Unidas, em Genebra. A música apresentada na abertura do projeto foi “Maria Maria”, da cantora Elis Regina. O público aplaudiu de pé cada uma das peças apresentadas pelo coro goiano.

Foto Ricardo Dias

Visão do CSJG pela plateia

A música coral brasileira

 De Bossa Nova até Florestas Amazônicas, os temas dos concertos do CSJG abordam músicas de lendas antigas pertencentes a aldeias indígenas, costumes de vizinhanças da região nordestina do século XIX, rituais religiosos de centros de olodum espalhados pelo país, comemoração da participação do Brasil na 2º Guerra Mundial, por fim, tudo aquilo que se reuniu na história da formação da identidade nacional.

 “Somos um povo miscigenado. Músicas que trazem essa base cultural devem ser apresentadas”, afirma Paula Arrais, estudante de Música na Emac-UFG. O repertório coral brasileiro vem sido cada vez mais conhecido pela população e merece destaque além dos ambientes universitários, onde é principalmente trabalhado e desenvolvido. “É a nossa história, é o que somos”, confirma Hosana Moreira, autônoma e espectadora do grupo musical.

Turnê Suíça 2018

 O concerto de abertura da turnê internacional foi na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), no dia 19 de junho. Seguindo o cronograma oficial fornecido pelo Itego Basileu França, houveram apresentações nos dias 20, no Salle Point Favre – Théatre de Chêne-Bougeries; dia 21, no Pavillon Sicli (Exposição com obra do arquiteto brasileiro Paulo Mendes da Rocha); dia 22, no Fête Multiculturelle à Vevey (Feira Multicultural) e no dia 23, no Conservatoire et Jardin Botaniques de Genève (Jardim Botânico de Genebra), todas no mesmo mês.

 

Informações

(62) 99694-8636 – Weber Assis (maestro)

(62) 98245-0409 – Adriana Lemes (co-repetidora) E-mail: corosinfonicojovem@gmail.com

Instagram: @corosinfonicojovem

bottom of page