top of page

Enquanto o caos instala-se na saúde municipal, UFG sobrevive

Apesar das reclamações sobre a saúde pública goianiense, os serviços oferecidos pelas instituições de saúde da UFG são considerados referências

Por Vitória Oliveira Meirelles

No fim do mês de abril, a imprensa local divulgou a insatisfação dos pacientes que necessitam do atendimento na rede pública de saúde goianiense. Desde então, desdobramentos desse caso estão ocorrendo, como o afastamento da secretária municipal de Saúde de Goiânia, Fátima Mrué. Ela foi afastada por autorizar o pagamento de mestrado em Direito da Saúde para duas servidoras. Também há a suspeita de desvio de verbas na Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia.

Enquanto o caos se instala no município, os serviços de saúde oferecidos pela Universidade Federal de Goiás (UFG) - que compõe a rede pública – não são afetados e continuam sendo uma referência tanto no âmbito estadual quanto no nacional. A UFG oferece serviços na área da saúde, alguns são projetos de extensão, outros são órgãos suplementares da universidade.

  Dentre eles estão: o Tratamento Odontológico, a Farmácia Universitária, o Hospital das Clínicas e o Centro de Saúde- Samambaia (CSS). Todos esses projetos visam o auxílio à comunidade e, excluindo o CSS, a complementação dos cursos de odontologia, farmácia e medicina, respectivamente.

O tratamento odontológico

Por meio de convênio com o Sistema Único de Saúde (SUS), a Faculdade de Odontologia (FO) da UFG presta serviços à comunidade em geral. Os atendimentos são encaminhados pela Central de Regulação da SMS, mas o paciente também pode procurar diretamente o Serviço de Atendimento ao Público (SEAP) da FO para solicitar tratamento específico ou de emergência. Além disso, há também o atendimento com preço reduzido.

Como explicou a estudante de pós-doutorado do Centro Goiano de Doenças da Boca (CGDB), Fernanda Barbosa, “No SUS há a atenção primária e a atenção secundária. A atenção primária são aqueles atendimentos gerais que são feitos no CAIS, onde o dentista olha a boca do paciente e vê o que ele precisa. Se for um atendimento clínico geral, esse paciente fica lá. Caso ele precise de um atendimento especializado, passa a ser o atendimento secundário.” Os ambulatórios da FO entram nessas etapas, em que os alunos da odontologia atuam para praticar a teoria aprendida no curso. Há a Clínica de Emergência que recebe os casos mais urgentes; há, também, a Clínica de Pós-Graduação que trata das doenças que afetaram apenas a região dentária; e por último há o CGDB que é especializado nos tratamentos em lesões de boca, ou seja, casos em que mais que o dente foi afetado. Esse centro é considerado uma referência estadual e nacional na área de lesões de boca. Os únicos serviços que não são realizados por estes estabelecimentos são: a colocação de implantes e aparelho.

A farmácia universitária

A farmácia universitária é um projeto da faculdade de Farmácia da UFG.  Os serviços oferecidos se referem à comercialização de medicamentos industrializados, alopáticos, homeopáticos, fitoterápicos e cosméticos, todos com preços reduzidos. Além disso, são realizadas a aferição de pressão arterial, a medição de temperatura corporal e a atenção farmacêutica de forma gratuita.

Os medicamentos alopáticos, homeopáticos, fitoterápicos e cosméticos são manipulados pelos alunos com a orientação de professores e farmacêuticos do curso de farmácia, assim também servindo como campo de estágio na formação do farmacêutico.

Toda a sociedade pode usufruir desses serviços e a comunidade acadêmica da UFG, em especial, possui descontos em medicamentos industrializados (5%) e produtos manipulados (10%). A farmácia universitária fica na Praça Universitária, 294, no setor Universitário. o telefone para contato é: (62) 9939-4326.

 

O Hospital das Clínicas

O Hospital das Clinicas (HC) funciona como um órgão suplementar da UFG, já que ele é o local onde os alunos do curso de Medicina realizam os seus estágios obrigatórios, exigidos pelo curso. Como explicou José Garcia Neto, superintendente do HC: “ Atualmente os alunos de medicina da universidade já começam a atuar através de estágios no hospital a partir do terceiro ano e, eventualmente, no primeiro e no segundo. Assim eles já praticam as teorias estudadas durante o curso. ” Dessa forma, percebe-se a importância do hospital para os futuros médicos, uma vez que na medicina a boa prática e a maior experiência se mostram diferenciais nos profissionais da área.

Além da importância para a comunidade estudantil, o HC tem uma grande relevância quando se trata em atender a população, tendo em vista que ele é considerado um Centro de Referência em inúmeros tratamentos, como o Programa de Atendimento ao Chagásico e o Programa de Atendimento ao Paciente Mastectomizado. Seus serviços são consultas, exames e internações, que estão disponíveis exclusivamente aos usuários do SUS.

Para ter acesso aos serviços do hospital, localizado no Setor Leste Universitário, o paciente deve passar por uma das Unidades Básicas de Saúde e ser encaminhado, através de solicitação da Central de Regulação a SMS, para o Hospital das Clínicas pelo médico profissional que realizou o atendimento primordial na Unidade Básica de Saúde.

Foto: Mikhaelle Candido

Superintendente do Hospital das Clínicas fala sobre o sucesso do órgão suplementar da UFG

O Centro de Saúde do Campus Samambaia

O Centro de Saúde do Campus Samambaia (CSS), diferentemente dos outros projetos, não possui vínculo com qualquer curso ministrado pela UFG. A relação entre a universidade e o centro é o espeço físico, uma vez que ele se localiza dentro campus da universidade, mais especificamente nas imediações da Faculdade de Educação Física da UFG (FEF/UFG), e a administração, já que a UFG é quem administra os equipamentos usados no centro.

Esse estabelecimento oferece inúmeros serviços, dentre eles estão a realização de curativos, suturas, acompanhamento em casos de dengue, administração de medicamentos no pronto atendimento, coleta de material para exames, grupos terapêuticos, avaliação antropométrica, retirada de pontos e pequenas cirurgias. Além disso, também é realizado o encaminhamento para consultas especializadas, internação, cirurgias e emissão do cartão SUS e vale-exame.

O Centro funciona das 7 às 19 horas, de segunda a sexta e toda população tem direito a acessar esses serviços de forma gratuita.

 

Telefones:

Farmácia Universitária: (62)32096191 e whatsapp (62)99939432

Tratamento Odontológico: (62) 32096068

bottom of page