top of page

Exposição busca resgatar arte em meio ao cotidiano burocrático

Estudantes de Design Gráfico, da faculdade SENAC, surpreendem o público com exposição “Perdidos em Arte”

Por Jarli Guajajara

Foto: Yasmin Bernardes

Público contempla a exposição "Perdidos em Arte"

  Os estudantes de Design Gráfico, do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) – Faculdade Cora Coralina, realizaram uma exposição chamada Perdidos em Arte. A iniciativa, que ocorreu no dia 19 de Junho, teve o intuito de desenvolver o traço e a criatividade dos discentes.

  A exposição foi posta como ação de encerramento do módulo Expressão Gráfica por Aurisberg Leite Matutino, professor de Design Gráfico do Senac, mas o tema Perdidos em Arte foi escolhido pelos alunos. Aurisberg Leite Matutino comentou que a exposição é uma seleção dos trabalhos dos turnos matutino e noturno, e que nela estão inseridas várias técnicas de arte, entre elas o Zentangle Art Therapy, que é um método de criação usando padrões repetidos, que estimula a atenção e criatividade. Também foram criados desenhos tendo como base manchas de café, colagem e carimbos. Aurisberg complementa dizendo: “A gente trabalha com técnicas que desenvolvam a habilidade artística, então jogamos manchas [de café] e as pessoas criam formas a partir daquelas manchas”.

  O evento teve início as 19:30 e foi mostrada uma animação de oito minutos chamada Alike, dirigida por Daniel Martínez e Rafael Cano Méndez, vencedora dos prêmios Goya de Melhor Curta-Metragem de Animação. A animação conseguiu mostrar a forma como transmitimos papéis sociais para as crianças, e como essa interferência pode dialogar com a maneira como elas enxergam o mundo.

Foto: Yasmin Bernardes

Turma de Design Gráfico e professor Aurisberg Leite Matutino (com microfone na mão).

 Sobre a seleção do tema, que foi escolhido pelos alunos, o estudante de Design Gráfico do Senac, Lucas Cordeiro, disse: “O tema Perdidos em Arte foi escolhido justamente pela questão de estarmos perdidos da arte, e hoje nós retornamos, para ficarmos perdidos em arte”. O estudantes também analisa o curta-metragem que foi passado na abertura do evento. Alike conta a história de um garotinho que tenta se encaixar nos padrões exigidos pela sociedade, fazendo uma crítica à perda da criatividade para se inserir no mercado de trabalho. Tal perda, acaba desgastando as pessoas em seu cotidiano.

 

 O evento foi aberto ao público, e contou com a presença tanto de jovens quanto de idosos. Nos desenhos das paredes, as imagens também demonstravam diversidade de cores e opiniões.

 

Design

 O Design Gráfico é uma área da comunicação que abre espaço para se trabalhar na promoção ou se trabalhar diretamente no aspecto funcional da comunicação. A atuação do profissional transpassa o papel de ilustrador, ou de ser a pessoa que define gráficos de cartazes. Essa área é responsável por cuidar da parte estética dos projetos. Os profissionais têm por obrigação saber trabalhar com a imagem aliada ao texto, desse modo entendendo que apenas uma imagem sem palavras pode contar uma boa história.

  O designer tem uma importância enorme para o meio em que vivemos, pois são eles, em suas variadas formas de atuação, que fazem a animação 3D, a publicidade e mídia digital, logotipos, marcas e embalagens, sinalização externa e interna, o que ajuda no funcionamento da cidade.

  Boa parte dos estudantes de Design Gráfico no Senac Cora Coralina do período noturno afirmam gostar do curso. O fato de a faculdade ser voltada às tecnologias, segundo eles, garante-lhes um renome. Durante todo o evento, os estudantes comentaram o quanto o professor Aurisberg foi importante para o desenvolvimento criativo dos futuros profissionais, “a questão é que o professor disse para a gente que é como se soltar. Se nos soltarmos iríamos produzir algo que ficaria bom. Caso errássemos, não havia problemas... Era só continuar fazendo, pois do seu erro poderia sair algo bem legal, e realmente aconteceu isso”, ponderou, com entusiasmo, discente Alisson D’Paula.

bottom of page