top of page

Goiânia em Fotos pela primeira vez no Campus Samambaia

Criado em 2014 na Faculdade de Informação e Comunicação (FIC), coletivo de fotografia realiza sua primeira saída aberta ao público pela área do campus

Por Wesley Menezes

Foto: Maycon Leão

A desenvolver o olhar fotográfico: Professora Ana Rita discorreu sobre a importância de transcender o olhar habitual

  Em comemoração aos seus quatro anos, o coletivo de fotografia Goiania em Fotos realizou nesse sábado, dia 19 de maio, saída fotográfica pela área da Universidade Federal de Goiás (UFG). Embora criado e desenvolvido nas dependências do campus em 2014, essa foi a primeira vez em que o coletivo realiza uma saída aberta ao público pelo local. A expedição se deu pelas áreas da Faculdade de Artes Visuais (FAV), Faculdade de Informação e Comunicação (FIC), Oca do Núcleo Takinahaki e por fim no Colégio de Aplicação da UFG (Cepae).

  A atividade foi guiada pela Professora Ana Rita Vidica (FIC-UFG) que iniciou a manhã com um bate papo sobre a importância de desenvolver um olhar fotográfico. “Esse olhar deve adentrar nas fissuras do olhar habitual. É preciso estimulhar o olhar conectado a outros sentidos e perceber outras direções”, recomenda. Após a fala da professora, os participantes seguiram pela área do campus buscando registrar fotograficamente suas impressões.

  Além de desenvolver o olhar fotografico, as saídas possibilitam também conhecer Goiânia e se apropriar de seus espaços, como declarou Tullio França, estudante do curso de Engenharia Florestal que participou de outras edições do evento. As saídas também ocorreram pelo Setor Universitário (2014), Bosque dos Buritis (2015) e desde o ano passado tem ocorrido em regiões fora do circuito central, buscando cada vez mais a descentralização das atividade e mais participação das periferias como ocorreu no Setor Campinas (2017) e agora no Campus Samambaia.

  Criado em 2014 por iniciativa da então professora da FIC, Marina Muniz, como Projeto de Extensão e Cultura , atualmente, o Goiânia em Fotos é um coletivo que conta com 7 participantes que organizam as atividades realizadas. O objetivo é “contribuir com a sensibilização e o desenvolvimento do olhar fotográfico a partir da apropriação de espaços urbanos e a troca de experiências fotográficas”, afirma Marina, que também convida o leitor interessado a compartilhar suas fotografias na página do coletivo no Instagram   @goianiaemfotos.

Foto: Maycon Leão

Atualmente com 7 organizadores, o coletivo conta com colaboração de mais de mil seguidores que acompanham a página nas redes sociais.

bottom of page