top of page

Pró-Reitoria de Extensão e Cultura abre edital de ocupação para segundo semestre

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Goiás (PROEC-UFG) abre inscrições para a seleção de apresentações artísticas que vão compor a programação do Teatro do Centro Cultural UFG (CCUFG) no segundo semestre de 2018

Por Mariana Rodrigues Machado

Por Marina Viana

Centro Cultural da UFG prioriza artistas inéditos e com trabalhos de autoria

 Podem concorrer grupos e artistas representados por Pessoas jurídicas e Pessoas físicas. Serão selecionadas até oito propostas em cada modalidade. Interessados podem se inscrever até o dia 10 de junho. As inscrições são gratuitas e realizadas unicamente pelo email: editalteatroccufg@gmail.com.

 As modalidades contempladas pelo edital são: a “Série Músicas” e a “Série Artes da Cena”. A primeira vai selecionar propostas que contemplem a diversidade musical, apresentando estilos e gêneros da música mundial. Já a segunda contempla a diversidade das linguagens cênicas (teatro, dança, circo, performance), com ênfase na produção contemporânea.

 Em virtude do alto nível de demanda, no ano de 2012 foi adotada a metodologia de ocupação via edital criando categorias em séries. O edital de ocupação é ofertado duas vezes por ano, com o intuito de tornar o CCUFG um espaço democrático, com ingressos a preços acessíveis a toda a população.

 Entretanto, os estudantes da universidade afirmam não ser informados e orientados a respeito dos programas elaborados pela Proec. Exemplo disso é o que ressalta Guilherme, estudante de Música da UFG: “Poucos têm acesso a essas informações, pois os projetos realizados ainda são pouco divulgados e os professores quase não comentam sobre eles”.

 Além da pouca divulgação os estudantes também reclamam da falta de oportunidade e das dificuldades em ter seus projetos apresentados no CCUFG. Conforme alega a estudante Fátima, graduanda da faculdade de Música da UFG: “É muita burocracia, há várias barreiras e obstáculos que impedem.” Segundo o aluno Yuri, estudante de Teatro da universidade, para conseguir uma vaga no CCUFG é muito difícil, pois é preciso criar uma pauta completa do projeto.

 

Ambiente

 O Centro Cultural da UFG é vinculado à Pró-Reitoria como uma espécie de órgão suplementar. Tem como objetivo apresentar a diversidade das expressões culturais, o pluralismo de ideias e as inovações artísticas. O espaço também visa contribuir com a democratização do acesso aos bens culturais e com o desenvolvimento cultural, artístico, técnico, científico e socioeconômico do país. 

 O local é aberto para o público em geral. Com relação à ocupação do lugar, o coordenador da Proec, Leandro Machado, pondera: “As participações maiores são da comunidade externa”. Segundo ele, é mai fácil que essa comunidade participe por geralmente se apresentarem em grupos formatados, com trabalhos já consolidados. “Monólogos são muito raros”, acrescenta.

 Segundo a diretora Pró-Reitora Flavia Maria, o CCUFG oferece equipamentos completos para o melhor desempenho das apresentações. Afirma ainda que os artistas não necessariamente precisam pagar para se apresentarem, o que é uma forma de incentivo para a comunidade artística.

Foto: Marina Viana

Profa. Flavia Maria Cruvinel, pró-reitora adjunta de extensão e cultura e diretora de cultura

Avaliação

 Segundo Leandro Machado, um dos principais critérios de seleção é o ineditismo e autoria das propostas. A Comissão de Avaliação que realizará a análise e a classificação final das projetos será composta por indicação do Conselho Consultivo do CCUFG. Esse conselho é formado por representantes do corpo docente da UFG, representantes externos, especialistas das áreas da arte e cultura e um representante técnico administrativo. Será aprovado o projeto que atingir 70 pontos, resultantes da média das notas aferidas pela Comissão de Avaliação.

 

Resultados  

 A divulgação do resultado será realizada via publicação no site da Proec (www.proec.ufg.br), no dia 20 de junho de 2018. Após aprovada, a proposta não poderá ser modificada sem anuência da coordenação de Programação de Música e Artes Cênicas do CCUFG.

bottom of page