Projeto Travessia abre inscrições para preparatório de mestrado na UFG
Curso Preparatório para Pós-Graduação em Nível de Mestrado, do Projeto Travessia, estará com as inscrições abertas entre os dias 09 e 21 de maio.
Por Mariana Rodrigues Machado
Foto: Marina Viana
Coordenadoras do curso preparatório explicam o objetivo do projeto de amplificar o acesso à pós-graduação entre a comunidade menos favorecida.
Na modalidade presencial, o curso consiste em aulas de segunda a sexta-feira, no período noturno, que se destinam, de forma totalmente gratuita, a estudantes negros, indígenas, quilombolas, LGBTTQI e egressos de escolas públicas. O objetivo é propiciar a esses grupos historicamente marginalizados da pesquisa brasileira o acesso a curso de Mestrado.
Para concorrer às vagas para as aulas, que se voltam ao preparo para o ingresso no Mestrado, esses estudantes devem estar cursando o último ano da graduação ou já ter concluído o ensino superior. Será exigido do(a) cursista a participação em algum dos grupos de estudos existentes na Universidade Federal de Goiás (UFG) ou em outras Instituições de Ensino Superior, preferencialmente voltados para a discussão das temáticas étnico-raciais, de gênero e sexualidades.
O curso é oferecido por um grupo de estudantes de pós-graduação e professores, com apoio do Núcleo de Estudos Afrodescendentes e Indígenas (NEADI) da UFG e em colaboração com o Núcleo de Pesquisa em Comunicação e Diferença da (FIC) Faculdade de Informação e Comunicação (Pindoba), o Laboratório de Estudos de Gênero, Étnico-raciais e Espacialidades da UFG (LaGENTE-IESA), além de outros núcleos de pesquisa, também da UFG.
Cursos preparatórios semelhantes a esse já são aplicados em outras universidades, como por exemplo na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Já para os estudantes da UFG é uma novidade, pois é a primeira vez que o curso será ofertado.
Projeto
O curso preparatório faz parte do projeto Travessia, da UFG, que é uma iniciativa de ação afirmativa cujo objetivo é viabilizar o acesso de estudantes com condições de competição menos favoráveis à pós-graduação stricto sensu em nível de mestrado.
A bibliotecária, e também coordenadora do curso preparatório, Elizangela Gomes, alega: “Senti que é um ambiente muito fechado e quem entra, via de regra, é quem já tem uma trajetória acadêmica com pesquisas. Então aquele estudante ou aquela estudante que não teve essa trajetória completa percorrida, que é a realidade de muitos alunos e alunas, principalmente negros e negras, têm mais dificuldade de se inserir no ambiente acadêmico e acabam se formando e não retornando a faculdade”.
A necessidade do curso se evidencia quando se analisam os resultados de processos seletivos dos programas de Pós-Graduação UFG e se verifica que, mesmo após a adoção de cotas em 2015, a entrada de estudantes pretos, pardos e indígenas ainda representa uma pequena porcentagem.
Segundo a jornalista e coordenadora do curso preparatório, Mariza Fernandes, esse sistema de cotas não é muito eficaz para cursos de pós-graduação, pois o processo é composto por várias etapas, sendo as cotas aplicadas somente na última etapa do processo seletivo, dificultando a entrada de negros, pardos e indígenas.
Foto: Marina Viana
Mariza Fernandes menciona que uma de suas expectativas para o curso é que mais pessoas sejam inseridas no nível da pós-graduação.
Conteúdos
O curso será composto por oficinas de Leitura e produção de textos acadêmicos; Leitura de textos acadêmicos em língua estrangeira (Inglês); Metodologias de pesquisa e Orientação Pré-Acadêmica.
Vagas
O curso oferece 15 vagas para cursistas e haverá formação de cadastro de reserva. Para se inscrever é necessário acessar o link e preencher o formulário.
Cronograma
As inscrições estão abertas entre 08 e 21 de maio. No dia 23 de maio haverá a publicação das convocações para as entrevistas, que ocorrem de 25 a 29 de maio. Após esse período, no dia 01 de junho, o resultado final será publicado. A primeira etapa das aulas ocorrerá entre 4 de junho a 28 de julho. A segunda etapa consistirá em tutorias e se estende até a conclusão do processo seletivo de pós-graduação do qual o candidato vai participar.