top of page

Larissa Ariel

Balneário Meia Ponte, hoje um grande bairro

Uma imensidão cortada por várias pequenas ruas e trieiros, assim era o Jardim Balneário Meia Ponte. Um dos bairros mais antigos de Goiânia, o Balneário surgiu quando a cidade estava crescendo em ritmo acelerado. O prefeito até então, Eurico Viana, aprova uma lei onde os donos de loteamento não eram obrigados a oferecer infraestrutura para o crescimento dos bairros, com isso, os mais de 200 bairros que surgiram em apenas 10 anos acabaram crescendo sem os serviços básicos como rede de esgoto e água tratada. De acordo com relatos dos moradores, era necessário a construção de cisternas para a obtenção de água, até os anos 70.

 

A alguns anos ele ganhou uma extensão da Avenida Goiás Norte, até a sua entrada. Ela o liga a um dos maiores shoppings de Goiânia, o Passeio das Águas, e também a uma grande loja atacadista chamada Atacadão, o antigo Carrefour Norte. Olhando o que o Jardim Balneário era, para o que ele se tornou, vimos um grande avanço e crescimento do bairro. Mesmo não sendo o maior nem o melhor bairro de Goiânia, o Balneário Meia Ponte disponibiliza todos os recursos para se ter uma vida boa, saúde, e educação.

 

Localiza-se na região norte da cidade, à 15 min de carro do centro de Goiânia. Para se ter acesso ao Jardim Balneário existem duas formas, pela Avenida Goiás Norte, que a poucos anos foi estendida até a entrada do bairro, e pela Avenida Nerópolis, que e cortada pela Perimetral Norte, que dá acesso à Faculdade Alfa. Ele se delimita a oeste pelo Parque das Flores e Perim, bairros bem mais novos, ao norte pelo Recanto do Bosque, um bairro que cresceu a partir de ocupações, Finsocial e Barra Vento, ao sul pelo Urias Magalhães e ao leste pelo Goiânia 2.

 

Ele também dispõe de uma rodovia estadual, que liga a Goiânia a outras cidades como Santo Antônio, a bairros mais afastados como Orlando de Morais, e possibilita o acesso a uma das unidades da Universidade Federal de Goiás (UFG), o campus Samambaia. Assim como todas as cidades crescem para o sul, Goiânia não foi diferente. Enquanto os bairros localizados no sul da cidade cresciam com investimento e infraestrutura, bairros do norte como o Jardim Balneário eram estagnados.

 

Em seus primeiros anos de vida, o Balneário nas disponha de praticamente nada, teve apenas suas ruas abertas, e assim os moradores se mudaram para lá. O bairro era a junção de várias fazendas, e muitas vezes os moradores abriam trieiros para terem acesso as suas casas. Mesmo sendo relativamente perto do centro, o bairro era praticamente desconhecido do restante da cidade. Um famoso clube chamado Balneário meia ponte que o tornava um pouco mais conhecido em Goiânia. O clube movimentava o bairro nos finais de semana e atraia pessoas de toda a cidade para seus famosos bailes de carnaval, mas não se sabe porque, a alguns anos atrás o clube foi a leilão, e hoje ele se tornou um condomínio fechado.

 

Outro marco que acabou tornando o Balneário um pouco mais conhecido, foi a instalação da Cervejaria Antártica, atual Ambev. Ela trouxe grandes oportunidades de empregos e o que atraia cada vez mais pessoas para o bairro. Naquela época o Jardim Balneário não dispunha de fogão a gás, e é onde a cervejaria entrava novamente, ela ajuda os moradores com lenha, para seus fogões.

 

Pouco a pouco o Jardim Balneário Meia Ponte foi recebendo rede de esgoto, energia elétrica, rede de água tratada, e atualmente é um bairro grande e muito bem desenvolvido. Em 1988 o bairro ganhou uma associação de idosos, o que proporcionou maior crescimento, onde todos os seus moradores, independentemente da idade encontram apoio. Conta com cinco escolas públicas: Colégio Estadual Jardim Balneário Meia Ponte, Colégio Estadual Amália Hermano Teixeita, Escola Municipal Amâncio Seixo de Brito, a Escola Municipal Hebert José de Souza (antigo Colégio Cenecista) e a Escola Municipal Jardim Balneário meia ponte.

 

Sua avenida principal, Avenida Genésio de Lima Brito, que antigamente era uma avenida de residências, hoje e se tornou uma avenida comercial. Nela se localiza uma agência bancária da Caixa Econômica Federal, inaugurada em 2012, farmácias, um supermercado chamado Pró-brazilian, lanchonetes e vários outros tipos de comércio. O bairro também conta com postos de saúde e clinicas odontológicas particulares.

Foto: Google Maps

Produção de Texto Jornalístico

 

CURSO DE JORNALISMO

© 2016 por Elisama Ximenes, Nilton Rocha e Vinicius Pontes

bottom of page